Skip to content

Dia das Crianças 2009 – Parte I

6 de outubro de 2009

A partir de hoje, vou postar uma série de informações sobre brinquedos e lojas para o tão aguardado presente do Dia das Crianças!

Para começar, vou falar um pouco sobre cuidados que se deve ter ao comprar um brinquedo.

Dicas na hora da compra
Você deve conhecer os gostos, interesses, habilidades e limitações da criança para quem
você dará o brinquedo. Mas deixe que, na medida do possível, ela participe da escolha
para evitar frustrações.
Não compre por impulso
A escolha do brinquedo deve satisfazer à necessidade da criança, e não à dos pais.

5 dicas importantes para comprar brinquedos:


1. Conheça os gostos, interesses, habilidades e limitações da criança para quem você dará o brinquedo e deixe que, na medida do possível, ela participe da escolha para evitar frustrações.

2. Não compre por impulso. A escolha do brinquedo deve satisfazer à necessidade da criança, e não à dos pais. Uma dica aqui é conversar com o filho sobre o que ele quer ganhar, entender seus anseios e decidir junto com ele o melhor presente. Levar o filho à loja pode ser um “tiro no pé”, pois as crianças (e nós também) tendem a querer tudo o que vêem pela frente. Decidir antes, na base da conversa é uma ótima solução e torna o Dia das Crianças um momento mais especial!

3. Conheça seus direitos. Brinquedo é um produto sujeito a todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor. Ele deve trazer em português todas as informações necessárias, claras e precisas, para você saber o que está comprando e a sua utilização. A embalagem e o manual de instruções devem informar as características do brinquedo, tais como: faixa etária ou idade a que destina, eventuais riscos que possam apresentar, número de peças, regras de montagem, modo de usar, se faz parte de uma série ou coleção Atenção: nenhum produto deve ser adquirido sem uma clara identificação do fabricante ou do importador.

4. Guie-se pela idade recomendada pelo fabricante e procure ler as mensagens e advertências que apareçam na embalagem. Leve em consideração as características da família e sobretudo as idades das crianças menores. Um brinquedo desenhado para crianças maiores é inadequado para as menores e pode, inclusive, ser perigoso. Seja especialmente cuidadoso ao escolher brinquedos para menores de 36 meses. Não compre brinquedos com peças muito pequenas que podem ser engolidas ou aspiradas, inclusive bolinhas e brinquedos com pontas afiadas e bordas cortantes. Assegure-se de que chocalhos flexíveis, guizos, mordedores, sejam suficientemente grandes para não caberem por completo na boca do bebê, mesmo quando estejam bem dobrados.

5. Divirta-se com ou sem presente! Melhor do que um super presente, a diversão em família e a construção de momentos especiais são muito mais importantes para a criança. Receber um presente é sim algo muito desejado pela criança, no entanto, apenas ganhar o presente não é suficiente para ela… Reserve momentos no seu dia para interagir, conversar, rir… Brinque com seus filhos de tudo aquilo que te agrada pessoalmente e coloque nisso todo o entusiasmo possível. A criança dá valor aos pais que se envolvem na atividade e isso é fundamental para o seu desenvolvimento como ser humano e cidadão!!

***
Amanhã tem mais dicas para o presente do Dia das Crianças!!
***
Fonte:
Abrinq – Comprar brinquedo não é brincadeira
Abrinq – Guia dos brinquedos e do brincar
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: