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Exercício Físico na Gravidez

2 de junho de 2009

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Praticamente todas as mulheres grávidas experimentam
algum desconforto musculoesquelético durante a gravidez.
Estima-se que cerca de 25% delas apresentem ao menos
sintomas temporários

 

Praticamente todas as mulheres grávidas experimentam algum desconforto musculoesquelético durante a gravidez.

A mudança do centro de gravidade, a rotação anterior da pelve, o aumento da lordose lombar e o aumento da elasticidade ligamentar são os principais responsáveis pelos sintomas. 

Muitas mulheres já comprovaram que um programa de exercícios regulares, executado três vezes por semana durante a segunda metade da gestação, pode reduzir a intensidade das dores lombares, aumentando também a flexibilidade da coluna. A atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir riscos de diabetes gestacional (que afeta 5% das gestantes).

A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina. Os estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos ou esporte apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez

O exercício regular é contra-indicado em mulheres com as seguintes complicações:

Contra-indicações absolutas

  • Doença miocárdica descompensada
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Tromboflebite
  • Embolia pulmonar recente
  • Doença infecciosa aguda
  • Risco de parto prematuro
  • Sangramento uterino
  • Isoimunização grave
  • Doença hipertensiva descompensada
  • Suspeita de estresse fetal
  • Paciente sem acompanhamento pré-natal

Contra-indicações relativas

  • Hipertensão essencial
  • Anemia
  • Doenças tireoidianas
  • Diabetes mellitus descompensado
  • Obesidade mórbida
  • Histórico de sedentarismo extremo

 

Todas as mulheres que não apresentam contra-indicações devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento. As mulheres devem escolher atividades que apresentem pouco risco de perda de equilíbrio e de traumas. O trauma direto ao feto é raro, mas é prudente evitar esportes de contato ou com alto risco de colisão. Deve-se tomar o cuidado de não se exercitar vigorosamente em climas muito quentes e de prover a hidratação adequada, de modo a não prejudicar a termorregulação da mãe.

Com base em pesquisas na área de exercício e gravidez, o Sports Medicine Australia elaborou as seguintes recomendações:

  • Em grávidas já ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez;
  • Evitar treinos em freqüência cardíaca acima de 140 bpm;
  • Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos. Em atletas é possível exercitar-se em intensidade mais alta com segurança;
  • Os exercícios resistidos também devem ser moderados;
  • Evitar as contrações isométricas máximas;
  • Evitar exercícios na posição supina;
  • Evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas;
  • Desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis;
  • Interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;
  • Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.

Se você não possui nenhum contra-indicação, pratique exercícios físicos regularmente!!! Indicações:

 

Fonte: Gravidez e Exercício

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